Por que precisamos de arte em nossas casas?

Por que precisamos de arte em nossas casas?

Pode parecer uma pergunta simples, com uma resposta ainda mais simples. Mas, a resposta real vai além da superfície de apenas sofisticar a decoração ou trazer cor para a sala de estar. 

Por que precisamos de algumas peças de arte originais em nossas casas?

 

  • A arte torna uma casa mais humana.

“Toda a cultura está dizendo para você se apressar, enquanto a arte lhe diz para tomar o seu tempo. Ouça a arte. ” -Junot Diaz

 

Entre todos os itens industrializados em nossas casas, é bom ter algo que pode facilmente trazer vida a um cômodo.

Com uma obra de arte, você pode sentir o tempo, o esforço e a habilidade empregados em sua criação. Você pode até mesmo ter a chance de conhecer o artista em pessoa ou ouvir a história por trás do trabalho. Mais ainda que você não tenha conhecido o artista pessoalmente, perceber as impressões digitais, pinceladas ou marcas no trabalho serve como um lembrete de que há uma pessoa por trás da obra de arte.

 

  • A arte permite que você se expresse e incentive o diálogo.

“A arte é uma linguagem destinada a falar o que não pode ser dito” – John Demarco

 

Sem necessidade de palavras, a arte pode ser a maneira perfeita de expressar quem você é para si e para os outros.

Por quê? A arte conta uma história .

E, quando você ama uma peça o suficiente para pendurá-la em sua parede, essa história fala muito sobre você.

Se é a sua personalidade ou o que você valoriza na vida, a arte pode ser o tradutor perfeito. Isso permite que você faça conexões mais profundas com aqueles que entram em sua casa.

  • A arte nos ajuda a validar e reconhecer nossa emoção.

 “Todo mundo discute minha arte e finge entender – como se fosse necessário entender – quando é simplesmente necessário amar” – Claude Monet

 

Quer se trate de uma memória ou um sentimento, uma peça de arte pode evocar emoções poderosas quando olhamos para ela. A arte pode nos alegrar depois de um dia ruim, nos fazer lembrar ou nos inspirar a fazer mais na vida. Ela pode nos proporcionar conforto ao mostrar que não somos os únicos a sentir de uma certa maneira.

A arte nos fornece uma reflexão que nos permite absorver nossas próprias reações, emoções e pensamentos. Qualquer que seja essa emoção – positiva ou negativa – nos deixa saber que não estamos isolados nesses pensamentos.

 

  • A arte amplia nossos limites e incentiva o crescimento.

“A arte deve ser como um feriado: algo para dar a um homem a oportunidade de ver as coisas de forma diferente e mudar seu ponto de vista.” – Paul Klee

Quando a arte é mais do que decoração, ela desafia você intelectualmente, confronta idéias preexistentes e pode até mesmo deixá-lo desconfortável.

Ao confrontar-nos com esses sentimentos, somos levados a pensar mais abertamente, a desafiar-nos e a ver o mundo de um ponto de vista diferente. Ter uma arte que mudou nossa visão de mundo em nossa própria casa é um lembrete diário para questionar nossos hábitos e pensamentos.

  • A Arte nos lembra de que tudo é possível

“Fazendo o que você ama, inspira e desperta os corações dos outros.” -Satsuki Shibayu

 

Ver outras pessoas fazerem o que eles amam é inspirador. É por isso que seguimos as contas Instagram de artistas, atletas e iogues. Sua paixão é contagiosa.

Não é difícil ficar preso em uma rotina. Muitas vezes ouvimos de nossos amigos –ou até nós mesmos o pensamos- algo como, “eu pintaria mais se eu tivesse tempo.” Ou, que vamos exercer essas paixões na aposentadoria.

É revigorante ver alguém criando e dedicando seu tempo ao que lhe dá mais alegria na vida. Ao perseguirem suas paixões, outras pessoas nos inspiram a fazer o mesmo.

 

  • A arte nos encoraja a ser corajosos.

“Eu fiquei absolutamente aterrorizado a cada momento da minha vida e nunca deixei que isso me impedisse de fazer uma única coisa que eu queria fazer.” – Georgia O’keefe

 

Ser um artista não é um caminho fácil. Muitas vezes exige um profundo sacrifício tanto financeira quanto socialmente por longos períodos.

A arte também nos abre para críticas. Como qualquer um que já exibiu uma obra de arte, poesia, escrita ou até mesmo feito um discurso sabe – colocando-se lá fora tornamo-nos mais vulneráveis.

Ter uma obra de arte em sua casa encoraja você a assumir riscos e abraçar a vulnerabilidade – porque o resultado é muitas vezes algo bonito.

 

  • Arte traz vida a uma casa.

“Eu não gosto de dizer que dei minha vida à arte. Eu prefiro dizer que a arte me deu vida. “- Frank Stella

 

Sua casa é “o seu lugar”, e é por isso que decorá-lo ao seu gosto é tão importante. Você precisa se sentir confortável em seu espaço! E, cercando-se com a arte que você ama irá ajudá-lo a desfrutar de onde você passa a maior parte do seu tempo.

Além disso, do ponto de vista do design funcional, a arte atua como um ponto focal, faz com que um cômodo apareça acabado e imediatamente mostra seus interesses e ideais aos visitantes. Ao escolher viver com arte, você está escolhendo trazer mais vida a sua casa.

 

Precisamos de arte em nossas casas

Mas, como você encontra uma obra perfeita pra vc? Pesquise milhares de artistas. Se você tiver algo em mente, você pode filtrar por preço, tamanho, orientação e palavra-chave. Você pode até procurar artistas locais perto de você para apoiar sua comunidade.

 

Esclarecimentos:

Este artigo foi traduzido do original do blog artwork.com, não consta a autoria.

Todas as fotos que ilustram esse post são da artista Tina Gomes @tinagomesfotografia

Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*